Pesquisar
Loading...

É Verão! 7 dicas da Medicina Chinesa para ter equilíbrio energético na estação

Emoções estão associadas às mudanças de estação, por isso é importante equilibrar o corpo energeticamente

Atualizado em

O verão começa oficialmente nesta quarta-feira, 21 de dezembro de 2022, às 18h48 (horário de Brasília), marcando o solstício de verão (o dia mais longo do ano) e o início da temporada de Capricórnio. Para vivenciar a estação com mais facilidade, buscando equilíbrio energético no verão, compartilho a seguir 7 dicas da Medicina Chinesa.

Pelo olhar da Medicina Chinesa, nossa energia e emoções são ativadas ou inibidas nas mudanças de estação (entenda melhor aqui). Por isso, é necessário buscar o equilíbrio, seja no olhar do yin e yang, seja no olhar dos cinco elementos. Um bom exemplo é o hibernar e a melancolia do inverno, assim como a euforia e alegria do verão.

Quando percebemos que haverá muitas deficiências de energia básica e, justamente por isso, mais excessos, temos mais consciência do caos. E, então, precisamos trabalhar para ter o equilíbrio energético.

7 dicas para ter equilíbrio energético no Verão

A cada estação ficamos mais suscetíveis aos seus excessos e suas deficiências. Ouvimos falar, por exemplo, que devemos comer alimentos mais quentes no inverno, e leves e frescos no verão. Aliás, veja aqui dicas de como manter saudável a sua alimentação.

Para vivenciar o verão com mais facilidade, buscando equilíbrio emocional e energético, siga as orientações:

  1. Faça alguma prática de equilíbrio energético como Acupuntura, Qi Gong, Fitoterapia, entre outros;
  2. Faça reserva de yin no rim, comendo sementes como gergelim preto, caroço de abóbora entre outros;
  3. Pratique exercícios físicos sem muita intensidade (que tal Yoga?)
  4. Evite exageros na atividade sexual;
  5. Refresque seu corpo com sucos (veja aqui receitas de sucos com a cara do verão);
  6. Beba chás, como de hortelã, gengibre, goji berry e gergelim preto. Consuma morno, mesmo no calor, pois ajuda no equilíbrio energético;
  7. Reduza o consumo de água gelada (se puder evitar, melhor ainda), pois causa efeito refrescante na hora, mas aumento do efeito de calor por rebote. Dê preferência à água fresca. Quanto à quantidade de água recomendada, veja aqui como calcular.

Toda abordagem terapêutica é mais eficaz com avaliação individual de um profissional especializado. Portanto, invista em seu equilíbrio buscando técnicas ou instrumento terapêutico.

Conecte-se com essas dicas e viva o melhor do verão!

Eric Flor

Eric Flor

Eric Flor é terapeuta integrativo formado em fisioterapia, acupunturista e mestre em Reiki. Faz atendimentos online e presenciais em João Pessoa com Auriculoterapia, Ventosaterapia, Moxaterapia, Orgoniteterapia, Cristalterapia e Pranic Healing (Cura Prânica) na promoção de saúde em todos níveis, equilíbrio e bem-estar.

Saiba mais sobre mim