Da periferia ao centro: Virada Zen democratiza o bem-estar
Em parceria com grandes centros culturais de São Paulo, Virada Zen promove o bem viver através de atividades gratuitas
Por Mariana Amaral
Saúde mental não escolhe classe social, cor ou raça. Cada vez mais, entendemos que a depressão é uma condição real que merece atenção e cuidado, não julgamento.
Os índices de afastamento por burnout no último ano, por exemplo, são alarmantes. Independentemente da profissão, todos estão sujeitos a padecer, em um mundo que exige cada vez mais de nosso cérebro.
👉 Virada Zen 2025: o retiro urbano gratuito que abraça São Paulo
A Virada Zen acredita que as ferramentas gratuitas de bem viver que apaziguam esse mal-estar devem estar presentes nos quatro cantos da cidade e, em parceria com grandes centros culturais de São Paulo, oferece programação especial voltada para o bem-estar.
Onde acontece a Virada Zen 2025
Confira os locais de São Paulo com programação da Virada Zen deste ano:
Centro Cultural Tendal da Lapa (zona Oeste)
- Data: 21 a 25 de outubro
- Programação: bandas, shows, performances e artistas como Jay Guru Band, Músicas de Rezo e Música Medicina, práticas de respiração e aulas de yoga
Centro Cultural Chácara do Jockey (região sudoeste)
- Data: 21 a 25 de outubro
- Programação: atividades de yoga e meditação e workshops imperdíveis como: Conexão Animal – A Comunicação Intuitiva transformando a vida e a sua relação com o seu pet, Jeitos de viver sem seu smartphone e Relacionamentos em Crise.
Centro Cultural São Paulo (região central)
- Data: 21 a 25 de outubro
- Programação: grande parte da Virada Zen, incluindo talks, palestras, rodas de conversa, cinema, teatro, exposições, performances e oficinas.
Teatro Flávio Império (região Norte)
- Data: 22 a 25 de outubro
- Programação: aulas de yoga, pilates, sound healing (musicoterapia) e meditação, entre outras atividades
Centro Cultural Santo Amaro (zona Sul)
- Data: 22 a 25 de outubro
- Programação: sessões de quick massagem, aulas de yoga, automassagem e oficina de kundalini
Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (zona Leste)
- Data: 22 e 23 de outubro
- Programação: atividades de yoga, consciência corporal, práticas de autocuidado e massoterapia
Ou seja, durante a Virada Zen haverá sempre uma atividade de bem-estar gratuita ao alcance da população. Todos são bem-vindos!
SUS e o bem viver
A Virada Zen também promove e dá luz às atividades oferecidas pelo SUS relacionadas ao bem viver e denominadas pela Secretaria Municipal de Saúde de PICs (Práticas Integrativas Complementares de Saúde).
Nosso Sistema Único de Saúde oferece gratuitamente para a população as seguintes modalidades (clique no link para saber onde encontrar):
- Acupuntura
- Aplicação de Ventosa ou Moxa
- Aromaterapia
- Arteterapia
- Auriculoterapia
- Bioenergética
- Cromoterapia
- Dança Circular
- Eletroestimulação
- Fitoterápico
- Geoterapia
- Homeopatia
- Massagem/Automassagem
- Massoterapia
- Meditação
- Musicoterapia
- Práticas Corporais da Med Tradic. Chinesa (Que correspondem ao Tai Chi Pai Lin, ao Lian Gong etc.)
- Reiki
- Terapia Comunitária Integrativa
- Tratamento em MTC
- Tratamento Naturopático
- Yoga
👉 Confira aqui a programação completa dos Centros Culturais, do SUS e da Virada Zen e inscreva-se!
Conexão com o bem-estar
De 18 a 28 de outubro, São Paulo desacelera. O som dos carros dá lugar ao canto dos mantras, à batida dos tambores e ao riso solto de quem decide se conectar com o que realmente importa: o bem-estar.
A Virada Zen transforma a cidade em um grande convite ao equilíbrio – um respiro coletivo em meio ao ritmo acelerado da vida urbana.
Com mais de 200 espaços e mais de 600 atividades gratuitas, o evento convida o público a explorar shows, palestras, vivências, práticas corporais, terapias, exposições e intervenções artísticas que acontecem por toda a capital.
A programação se espalha por espaços públicos e privados, ocupando lugares icônicos como o Parque Ibirapuera, o Tendal da Lapa, o Polo Cultural da Chácara do Jockey, a Casa dos Trovadores Urbanos e a Umapaz, entre outros pontos que se tornam verdadeiros refúgios de presença e consciência.
Além disso, centros de terapias e bem-estar também abrem suas portas para a Virada Zen, oferecendo uma programação gratuita e acolhedora.
Espaços como Canto da Alma, Kurma Spa, Akueran, Casa Sitah Ayurveda, Cura-te, Humaniversidade, Awake Yoga, Travessia, Helena, Solar e Prajna participam dessa rede de transformação.
👉 Quer descobrir quais atividades estão mais próximas de você e quais mais combinam com o seu momento? Clique aqui e monte o seu roteiro personalizado!
Publicitária e articuladora cultural, Mariana Amaral é idealizadora da Virada Sustentável e da Virada Zen, iniciativas que transformam o espaço urbano por meio da arte, do bem-estar e da consciência coletiva, com projetos inovadores e regenerativos.
Saiba mais sobre mim- Contato: mariana@viradazen.com.br
- Site: https://viradazen.com.br