Pesquisar
Loading...

Como usar as curas de Feng Shui

Saiba o que são as curas de Feng Shui, para que servem e como usar essas soluções que podem melhorar e modificar a energia dos ambientes

Segundo o dicionário Aulete digital, a palavra cura pode significar: 1. Ação ou resultado de curar(-se); 2. Recuperação da saúde; 3. Todo meio de combater uma doença; tratamento; 4. Fig. Remédio, solução. Quando uma consultoria e um estudo de Feng Shui é realizado, podemos dizer que as curas estão mais ligadas ao significado de solução.

As curas de Feng Shui, ou seja, as soluções ajudam a transmutar, melhorar, modificar a energia dos ambientes e existem dois tipos:

  1. Curas mundanas: são mais aceitáveis por serem mais práticas, visíveis e tangíveis, pois trabalham com a sugestão de objetos, cores, iluminação, disposição de móveis, decoração, imagens, espelhos comuns, reformas.
  2. Curas transcendentais: nem sempre são muito aceitas, pois envolvem uma parte mais ritualística, mística e nem sempre compreensíveis de imediato. Esse tipo de cura sugere espelhos convexos, espelhos com medidas múltiplas de 9, pingentes, fios vermelhos, cristais multifacetados usadas para casos específicos e muito usadas para complementação de um guá faltante gerado por um desenho irregular na planta do imóvel ou terreno.

Os dois tipos de curas funcionam, sendo que as transcendentais emanam mais poder de intenção. Ao implantar as curas e soluções do Feng Shui, o processo funciona como uma acupuntura na casa. Lembre-se que cada casa é um caso e não existe uma fórmula pronta, portanto, a calma, a intuição, a observação e a escuta são muito importantes.

Envelopes vermelhos e as curas de Feng Shui

Existem muitas outras curas de Feng Shui e bem mais específicas e que são sugeridas após análise da planta baixa com o estudo profundo da consultoria. Algumas curas são transmitidas apenas presencialmente, com o ritual da troca dos envelopes vermelhos.

  • Alguns profissionais de Feng Shui solicitam envelopes vermelhos para a realização de uma consultoria.
  • Dependendo do tipo de consultoria, do ritual ou das curas, serão solicitados 1 ou 3 ou 9 envelopes, ou ainda um número maior de envelopes que seja múltiplo de 9.
  • Dentro de cada envelope solicita-se também uma quantia simbólica em dinheiro.
  • Esse ritual é da Escola de Feng Shui do Chapéu Negro que promove reforço, prosperidade e proteção para o consultor e para o cliente ou para as pessoas que recebem a consultoria com valiosas e específicas curas de Feng Shui.
  • A consultora de Feng Shui abençoa os envelopes e depois os oferta para quem necessita ou para uma instituição de caridade.
  • Os envelopes devem ser novos e podem ser de qualquer tamanho e tom de vermelho.
  • Vale lembrar que esse valor dos envelopes não se refere ao valor da consultoria, mas que esse pagamento também pode ser feito separadamente em outro envelope vermelho.

Como aplicar as curas de Feng Shui

As curas podem ser praticadas de acordo com a sua intuição e observação do seu espaço. Olhe para sua casa e sinta o que ela precisa antes de aplicar uma cura.

Descrevo aqui o tipo de cura, sua simbologia e exemplo de uso, mas lembre-se de que estão colocadas de uma forma geral e que as curas mais elaboradas para casos específicos precisam ser transmitidas por meio de uma consultoria de Feng Shui personalizada online ou presencial.

1) Objetos em movimento

Estimulam e ativam o fluxo de energia. Servem para dispersar a energia negativa de flechas ou movimentar a energia estagnada.

Exemplos: sinos de vento, móbiles, flâmulas, bandeiras tibetanas, pingentes, fios de flores ou de contas, fontes, cata-vento.

Sino dos Ventos. Foto: Maya Ventura Santoro

Dica de uso: quando sentir que a energia da sua casa em geral está muito parada, monótona, sem movimento, e as pessoas sem vontade de fazer nada. Pode escolher um objeto e colocar na entrada, no corredor, na varanda, ou no local onde sentir que está mais parado.

2) Objetos grandes e pesados

Ajudam a ancorar e a segurar a energia de um determinado local, situação ou guá.

Exemplos: vasos grandes e pesados, esculturas, estátuas, pedras/cristais grandes, móveis fortes e pesados.

Dica de uso: quando sentir pessoas inquietas, dispersas e que a energia da casa está acelerada como se houvesse uma ventania o tempo todo. Escolha um objeto para colocar num ponto mais central do cômodo ou do local em que sente essa “ventania”.

3) Objetos com água

Movimentam o chi (energia vital) e ativam a vibração da riqueza.

Exemplos: Aquários, fontes, prismas, espelhos d’àgua, plantas em arranjos com água, vasos ou tigelas com água.

Dica de uso: são bons para ativar o Guá do Trabalho/Carreira que é regido pelo elemento água (alias, leia mais aqui sobre Feng Shui no Home Office). Ou pode colocar apenas um dos exemplos na sala de estar ou perto da entrada da casa para mudar a energia com suavidade e leveza.

4) Som

Movimenta, equilibra, mantém e eleva a energia do local.

Exemplos: sinos, instrumentos musicais, sinos de vento de metal ou bambu, música com mensagens e letras positivas e/ou sons e natureza, mantras.

Dica de uso: o som ajuda a harmonizar as energias dos ambientes e das pessoas. Quando sentir tristeza ou falta de ânimo coloque uma música alegre e com letras positivas. Quando notar que a casa está com energias negativas, deixe tocando mantras ou sons da natureza para alterar a vibração, mesmo que não esteja em casa.

5) Cores

Usadas para melhorar o chi (energia vital), ativar os guás de acordo com o Baguá e equilibrar o ciclo dos cinco elementos e para acalmar ou acelerar a energia. Entenda o Baguá e as cores aqui neste artigo.

Dica de uso: mesmo sem saber o mapa Baguá da sua casa, confira o efeito energético de algumas cores e use em detalhes da decoração.

Foto: Maya Ventura Santoro
  • Amarelos, vermelhos, turquesas aceleram a energia
  • Marrons e ferrugens deixam a energia mais vagarosa
  • Rosas, corais, tons pasteis suavizam as energias
  • Vermelhos, violetas e dourados atraem a energia
  • Castanhos, brancos e beges neutralizam a energia
  • Laranjas e azuis vibrantes estimulam a criatividade
  • Lilás e roxos conectam com a espiritualidade
  • Rosas e vermelhos favorecem o romance

6) Objetos de Sorte e Proteção

Repelem energias negativas, fornecem proteção, poder e bênçãos. Exemplos: espelho baguá, talismã, olho grego, pimenteira, moedas chinesas, animais chineses (tigre, dragão, tartaruga, serpente, fênix), mandalas, deuses, deusas, divindades, símbolos de sua crença.

Dica de uso: coloque um desses objetos perto da entrada da casa (do lado de dentro e/ou do lado de fora) com a intenção de proteção. Atenção: o espelho baguá só deve ser usado acima da porta de entrada, do lado de fora.

7) Espelhos

São úteis para expandir, conduzir, desviar, inverter, alterar ou atrair o chi. São usados para ampliar espaços pequenos e duplicar imagens positivas. Aqui você tem um guia completo sobre como usar espelhos em casa.

Exemplos: espelhos decorativos (duplicar ou atrair imagens), espelhos redondos lisos, convexos e/ou côncavos (para curas específicas), espelhos baguá para porta de entrada (desvia energia negativa).

Dica de uso: coloque um espelho refletindo sua mesa de jantar para duplicar a prosperidade e harmonizar a união familiar. Não use espelhos recortados, divididos, deformados, manchados, pois distorcem a projeção de sua imagem, afetando negativamente sua autoestima.

Importante: os espelhos para curar guás/cantos faltantes só podem ser indicados por meio de consultoria de feng shui para que o tamanho, quantidade e local de implantação sejam recomendados corretamente.

8) Luzes e Objetos Brilhantes

Servem para aumentar e expandir o chi. A luz natural (ou mais próxima do natural possível) é considerada uma cura celestial. Os objetos brilhantes podem produzir, ampliar ou refratar a luz.

Exemplos: esfera de cristal multifacetada, velas, abajures, lamparinas, luminárias, projeto de iluminação.

Esfera de Cristal Multifacetado. Foto: Fernando Gardinali

Dica de uso: Coloque uma esfera de cristal multifacetado pendurada no teto no centro da casa ou de um cômodo para harmonizar saúde e equilíbrio físico e mental. Outro uso do cristal é no batente de portas de banheiros e lavabos para proteger a energia do local e seus arredores.

Importante: O cristal multifacetado reproduz as cores do arco-íris e serve para melhorar, conduzir, corrigir ou ativar o chi (energia vital) dos ambientes. As esferas devem ter no mínimo 4cm de circunferência e precisam ser penduradas em um fio vermelho com 9, 18 ou 27 cm.

Cris Ventura

Cris Ventura

Encantou-se com o Feng Shui a partir das aplicações da arte milenar em sua casa e dos resultados em sua vida. Ministra palestras e presta consultorias para residências e empresas.

Saiba mais sobre mim