Pesquisar
Loading...

Tudo sobre o Eclipse Lunar total em Escorpião de 16 de maio de 2022

Eclipse Lunar total em Escorpião formará uma Lua de Sangue e pedirá realismo, trabalho e amadurecimento

Tudo sobre o Eclipse Lunar total em Escorpião de 16 de maio de 2022

Duas semanas após um Eclipse Solar parcial em Touro, o Eclipse Lunar total em Escorpião de 16 de maio de 2022, nesta segunda-feira, e que desta vez será visível em todo o Brasil. Se eclipses já despertam curiosidade, desta vez ele será total e formará uma Lua de Sangue.

Lua de Sangue é a denominação dada ao fenômeno em que a Lua Cheia fica oculta pela sombra da Terra – formando um Eclipse Total –, o que faz com que a Lua exiba uma coloração avermelhada.

O Eclipse Lunar total em Escorpião do dia 16 de maio de 2022 será visível nas Américas, Antártida, Oceano Atlântico, grande parte da África e centro-leste do Pacífico. Como desta vez nós poderemos ver aqui o fenômeno aqui do Brasil, poderemos sentir mais os efeitos ligados ao eclipse, já que as áreas de visibilidade de um eclipse costumam ter os efeitos também mais visíveis.

Para a Astrologia, este é um eclipse que pede amadurecimento e trabalho, destacando muito a área das comunicações e do plano intelectual.

Mas cada eclipse também destaca temáticas importantes na vida de cada pessoa por cerca de seis meses. Veja no mapa do céu do Personare qual é a área da sua vida ganhará relevância com o eclipse de 16 de maio de 2022 e entenda como pode repetir no final deste artigo.

Que horas vai ser o eclipse?

No Brasil, o Eclipse Lunar total em Escorpião terá início no final da noite de domingo, a partir das 23h27min (horário de Brasília) e vai se estender até as 3h50min de segunda-feira (16/5). Ou seja, serão mais de quatro horas para quem quiser ficar de olho no céu.

Segundo os cálculos estimativos, o período em que ela estará totalmente coberta será de 0h29min à 1h54min.

O que é eclipse lunar?

Este é o segundo de quatro eclipses em 2022 (veja as datas aqui) dois eclipses solar e dois lunares, todos no eixo Touro-Escorpião. No eclipse lunar, a Lua é eclipsada.

A Lua na Astrologia tem a ver com o passado e com o sentido de segurança, é isso que fica mais precário nessa fase.

Eclipses estão ligados a inícios de situações de crise, podem causar desequilíbrio e impulsividade, por isso, o período pede mais cuidado.

Qual é o efeito dos eclipses no eixo Touro-Escorpião?

As proximidades de eclipses (três semanas antes e três depois) costumam ser marcadas por viradas e acontecimentos inesperados. O último eclipse foi solar e ocorreu bem próximo, em 30 de abril (relembre aqui). Por isso, os meses de abril e maio já podem trazer estas surpresas.

Ambos os eclipses vão atuar conjuntamente por 6 meses. E não é incomum que alguns efeitos ocorram meses depois do fenômeno, justamente quando não se esperava mais nada ligado a ele.

O Eclipse Lunar total de maio cai no grau 25 de Escorpião. Desde novembro de 2021, os eclipses estão acontecendo no eixo Touro-Escorpião e todos os eclipses de 2022 vão ocorrer nesses dois signos, que mexem bastante com a economia e aquilo que se pensava ser estável (Touro), e trazem à tona mais intensidade (Escorpião), tanto no âmbito coletivo, como pessoal.

O convite que os eclipses trazem é o de fazer uma revisão profunda de valores, autoestima, talentos e daquilo que realmente se deseja.

É bom lembrar, porém, que eclipses em um par de signos fixos reiteram a teimosia, seja em termos internacionais, como a guerra entre Rússia/Ucrânia, seja em termos pessoais.

Lembrando que os efeitos dos eclipses de abril e maio vão perdurar até as eleições no Brasil, e que os fenômenos não favorecem uma boa convivência enquanto as pessoas se mantiverem em posições de intolerância.

O que esperar do Eclipse Lunar total em Escorpião

O eclipse de 30 de abril trouxe à tona viradas, acontecimentos súbitos e necessidade de libertações e mudanças. O eclipse de 16 de maio vai ter Sol e Lua em tensão com Saturno, marcando o contrário, que são restrições e contenções.

É que o eclipse anterior – caracterizado pela impulsividade de Urano – tende a estourar situações que, sob o efeito do novo eclipse, podem gerar restrições, nos levar a enfrentar cobranças e ter maturidade para solucionar as questões que surgirem.

O eclipse de abril, apesar do lado mais súbito, tinha uma tripla conjunção de Vênus com Júpiter e Netuno, que trazia benefícios para relações e parcerias (junto com ilusões) e que tornava as coisas mais festivas e relaxadas.

Já o Eclipse Lunar total em Escorpião pede maturidade e realismo, mas também ajuda a trazer soluções por vias mais “yin”, já que destaca signos desta polaridade, de Terra (Touro) e Água (Escorpião), favorecendo a praticidade (Terra) e boas doses de intuição (Água). Entenda aqui tudo sobre elementos, ritmos e polaridades dos signos.

O que pode acontecer no Eclipse Lunar total em Escorpião

  • Pandemia: este eclipse tem Marte conjunto com Netuno, o que é uma combinação perigosa para a pandemia, podendo indicar um potencial de contaminação inesperado em algum momento dos 6 meses de vigência do eclipse.
  • Tragédias: pode marcar situações que fogem ao controle, sejam humanas, como, por exemplo, aglomerações de pessoas que terminam em violência, ou ligados à natureza, como fortes chuvas.
  • Vida pessoal: Marte/Netuno pode deixar algumas pessoas mais perdidas ou, pelo contrário, pedir que se atue pela intuição.

No Brasil, foco em educação, restrições e inflação

No país, as Casa 3, 9 e 12 vão estar bastante enfatizadas, pois é onde acontece a configuração tensa que marca o mapa do eclipse, uma “Quadratura em T” com Saturno na ponta do T e Sol e Lua opostos.

Sol e Lua ocupam Casas Astrológicas envolvendo viagens, comunicações, educação, debate de ideias, universidades, leis e interações com o exterior. Eventualmente, Saturno pode ter a ver com “puxões de orelhas”, restrições e advertências nas temáticas destas Casas, como ultimatos legais e outras situações.

A Casa 12, por sua vez, onde está Saturno, tradicionalmente tem a ver com prisões concretas ou de outra natureza (como foi a pandemia), bastidores que normalmente ficam ocultos e com a camada mais vulnerável da população. Você pode entender mais sobre os significados da Casa 12 aqui.

Tanto o eclipse anterior como o de 16/05 puxam para a escalada inflacionária e com as restrições financeiras que isto gera, sobretudo para a camada mais pobre da população.

Também há que se considerar que o eclipse anterior caiu sobre o planeta Saturno do mapa da Independência do Brasil, símbolo que tem a ver com governos, autoridades e estruturas, podendo gerar bastante instabilidade neste âmbito.

Tensão para Estados Unidos e Rússia

O eclipse atual, assim como o de novembro de 2021, quadra a Lua do mapa da Independência dos Estados Unidos, que há meses é um dos países envolvidos na tensão entre Rússia e Ucrânia – que ocorreu dentro da vigência daquele eclipse.

Além disso, o eclipse de maio cai em exata conjunção com o Sol do presidente norte-americano, Joe Biden, com os próximos meses sendo ainda decisivos para todo o imbróglio internacional.

No mapa do presidente russo, Vladimir Putin, por sua vez, o eclipse faz tensão com Plutão do mapa natal, trazendo à tona intensas questões de poder. Não à toa, o mapa da Rússia moderna, a partir de 1991, também tem o eclipse acionando a conjunção Vênus/Plutão.

Atuação deste eclipse na vida pessoal

Na vida particular, as áreas envolvendo comunicação, ensino e aprendizado, expansão de horizontes, ampliação de ideias, vida acadêmica e conhecimento vão ter destaque para muitas pessoas.

Com o toque de Saturno nisso tudo, pede seriedade e esforço por nossa parte. É importante lembrar que o papel deste planeta neste mapa de eclipse é o de puxar para a realidade – e, às vezes, ela não é exatamente o que queremos, mas quanto antes se encararmos, melhor.

O desafio vai ser não cair no extremo do pessimismo, o que pode ocasionar falta de foco (um dos riscos de Marte/Netuno neste mapa), medos e estagnação, sendo que o convite do eclipse anterior, que funciona junto com este, foi justamente o da mudança.

A área da sua vida que pode ser mexida pelo eclipse

Veja a seguir a área da sua vida que será ativada pelo eclipse de 16 de maio de 2022 pelos próximos seis meses. Você pode esperar ganhos ou perdas, novidades, mudanças ou apenas um maior destaque dos temas desta área.

  1. Acesse o seu Mapa do Céu aqui neste link do Personare
  2. A casa do seu mapa que o eclipse dará ênfase estará destacada como na imagem abaixo.
    eclipse-10-junho
  3. Depois, veja que temas podem ser destacados neste período.
  4. Releia este artigo alguns meses mais tarde, para observar o que aconteceu em relação a esses assuntos acionados.
  • Se o eclipse cai na sua Casa 1: sua individualidade, começos e inícios, novas sementes na sua vida pessoal, novas atitudes e direções ganham destaque a partir deste eclipse. Talvez até algo novo na sua aparência.
  • Se o eclipse cai na sua Casa 2: assuntos práticos e financeiros ganham destaque na sua vida, assim como reflexões sobre como ganhar e gastar dinheiro, autoestima, autovalor, seus talentos e como transformar talentos em algo prático.
  • Se o eclipse cai na sua Casa 3: a comunicação e seus irmãos ou parentes ganham relevância, além de temas como deslocamentos e viagens, papéis e documentos, sua forma imediata de pensar e sua flexibilidade (como estar em dois lugares ou fazer duas coisas ao mesmo tempo).
  • Se o eclipse cai na sua Casa 4: é a sua esfera mais íntima que ganha relevância com este eclipse. Por isso, seus familiares, sua Casa física, sua noção de lar, assuntos imobiliários, questões do passado, questões emocionais, questões de infância ou até velhice podem tomar mais tempo da sua atenção.
  • Se o eclipse cai na sua Casa 5: questões amorosas, sua autoestima, o seu prazer e lazer, seus filhos e seus projetos pessoais são temas ainda mais importantes a partir do eclipse.
  • Se o eclipse cai na sua Casa 6: as temáticas que ganham ênfase envolvem sua saúde, sua alimentação, seus hábitos e rotina, seu dia a dia no trabalho, sua organização, funcionários associados a você e animais de estimação.
  • Se o eclipse cai na sua Casa 7: as suas parcerias e seus relacionamentos em geral podem pedir mais atenção neste período. Pode haver acontecimentos para seu par (positivos ou negativos) e haver mudanças em tudo o que parte da outra pessoa ou leva você a outra pessoa.
  • Se o eclipse cai na sua Casa 8: o dinheiro em sociedade ou os lucros que vêm de outras pessoas ou parcerias precisam do seu olhar neste período, assim como dívidas e impostos. Também estão em jogo os temas envolvendo cirurgias, sexualidade, sentimentos profundos, finais de ciclo, renascimentos, crises e transformações.
  • Se o eclipse cai na sua Casa 9: na sua vida, o eclipse põe ênfase em especializações, estudos, viagens longas, contatos com o Exterior, sua visão de mundo e novos horizontes.
  • Se o eclipse cai na sua Casa 10: o eclipse destaca questões profissionais, sua vocação, seus objetivos a serem conquistados e a visibilidade que você tem.
  • Se o eclipse cai na sua Casa 11: são seus grupos, seus amigos e suas amizades que ganham destaque com este eclipse, assim como seus projetos para o futuro e o quanto você se afeta com questões coletivas.
  • Se o eclipse cai na sua Casa 12: o eclipse indica que suas questões internas, sua sensibilidade, seu mundo psíquico e sua espiritualidade podem ser mexidos nestes próximos meses. Talvez você possa refletir mais sobre os padrões repetitivos na sua vida ou sentir necessidade de se recolher mais e lidar com sua própria companhia.
Olá, essa matéria foi útil para você?
Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski dá consultas astrológica-terapêuticas pessoalmente e online. É autora do ebook “Signos astrológicos – as doze etapas para a auto-realização”. Trabalha com o Iluminare, terapia que acessa o inconsciente e que tem seus fundamentos no Xamanismo. É idealizadora do curso Alimentação no Mapa Astral no Personare. Saiba mais