Pesquisar
Loading...

Feng Shui: saiba preparar sua casa para o outono

Veja como deixar sua casa em harmonia e com boas energias com essas dicas do Feng Shui

Atualizado em

Com a chegada do Outono, nada como deixar o nosso lar mais energizado e harmonioso com o Feng Shui, uma prática milenar que teve sua origem na China e muito utilizada atualmente.  

Através da energia vital, conhecida como chi, o Feng Shui tem como proposta fazer a energia da casa circular por meio da decoração, da arte, da disposição dos móveis, entre outras recomendações.

E para ajudar você nesta missão para deixar seu lar bem especial e aconchegante, confira as dicas de Feng Shui. Continue a leitura.

Outono: momento de transformar o lar com o Feng Shui

Durante o Outono, que neste ano vai até 21 de junho, os dias ficam com temperaturas agradáveis e as noites mais frias. Normalmente, os dias podem ser mais cinzentos do que ensolarados, ou ensolarados com sensação de energia fria e cinza. 

O sol não esquenta, o vento não gela. Durante o pôr do sol, o céu ganha tons incríveis de dourado, rosa, azul, laranja, prateado, tudo misturado. Então, vem aquela sensação de vento frio e dia quase quente. A gente não sabe muito bem o que vestir e, na verdade, o melhor mesmo é pegar um casaco ou uma blusa antes de sair de casa

Chegou o Outono, o tempo do centramento. Chegou a hora de rever alguns hábitos, comportamentos, ciclos, etapas, atitudes, pensamentos e deixar de lado aquilo que não está sendo útil para a sua vida pessoal, amorosa e/ou profissional. 

É uma transição entre energias, fases e estações mais concretas como o Verão e o Inverno, mesmo com as alterações de clima e temperatura.

Vale aproveitar a época para refletir e meditar para atrair soluções e finalizar processos. Isso pode gerar uma necessidade de recolhimento e um clima de introspecção, sobriedade e até mesmo um sentimento de melancolia. 

Porém, encare essa fase com controle e equilíbrio – como se fosse uma pausa para a colheita de frutos e para guardar energias boas para o inverno.

Essas características, somadas ao “friozinho”, fazem a ligação com o elemento metal, que segundo a Escola da Forma, uma das linhas do Feng Shui e é o elemento que rege os Guás da Criatividade e dos Amigos/Benfeitores. 

Assim sendo, tem uma simbologia com a mente no caso da inspiração e novas ideias (criatividade), e na conexão com amizades e pessoas que nos ajudam, nossos guias e mestres (amigos/benfeitores).

6 dicas do Feng Shui para decorar sua casa no Outono

Preparamos algumas dicas de Feng Shui para harmonizar sua casa para o Outono. Assim, você pode deixá-la aconchegante e, desse modo, pronta para acolher sua mente nessa fase de reflexão, confira:

  1. Decore a casa com objetos de metal (escultura, painel, lata ou caixa decorativa, bandeja) ou um objeto com formato circular (espelho, lustre, luminária, quadro, mandala) para reforçar e ativar a energia do Outono com a intenção positiva de reflexão e bons pensamentos;
  2. Caso a melancolia e a introspecção estejam exageradas, inclua objetos e quadros bem coloridos na sala de estar para estimular o alto-astral e trazer alegria;
  3. Com as quedas de temperatura, previna-se deixando mantas, pashiminas, mini cobertores em um cesto ao lado do sofá;
  4. Para deixar a casa mais acolhedora, invista em tapetes, cortinas, almofadas. Ainda, se possível, prefira os tecidos de algodão, que são mais leves, macios e agradáveis ao toque;
  5. Leve para casa a energia das flores do Outono: orquídea cattleya, azaléia, perpétua, flor de maio e dedo de anjo são algumas das flores mais presentes nesta estação. As flores representam energia de afeto, beleza e harmonia;
  6. A iluminação ajuda a criar um clima aconchegante. Além das tradicionais luminárias, acrescente peças para iluminação indireta, como arandelas, abajures e fios de lâmpadas. Desse modo, você pode usar e abusar das velas – lembrando da intenção de clarear a mente e trazer luz para os dias introspectivos.

Mandalas e Feng Shui

E aí, gostou das dicas para preparar sua casa para o Outono? Não vai embora não, e vem conferir um artigo bem completo que fiz sobre como escolher as mandalas para cada guá do baguá. Assim, você pode deixar os cômodos da sua casa mais alegres. 

Cris Ventura

Cris Ventura

Encantou-se com o Feng Shui a partir das aplicações da arte milenar em sua casa e dos resultados em sua vida. Ministra palestras e presta consultorias para residências e empresas.

Saiba mais sobre mim