Pesquisar
Loading...

O Poder do Descanso: importância de descansar para o seu bem estar

Ao explorar o Poder do Descanso, descobrimos um recurso valioso que restaura nossas energias e impulsiona a criatividade, a resiliência e a melhoria nas relações

Atualizado em

Em um mundo movido pela constante busca por produtividade e sucesso, muitas vezes subestimamos o transformador poder do descanso. Este texto explora a importância vital do repouso, não apenas para a recuperação física, mas também para a revitalização mental e emocional. 

Ao explorar o Poder do Descanso, descobrimos um recurso importante que não apenas restaura nossas energias, mas também impulsiona a criatividade, a resiliência e a melhoria nas relações em nossas vidas diárias.

Receba energia gratuita semanalmente dos terapeutas energéticas do Personare

Como a saúde é impactada pela falta do descanso

A ausência adequada do descanso desencadeia um ciclo prejudicial que culmina no estresse crônico. 

Quando privados do descanso necessário, nosso corpo enfrenta uma carga excessiva de tensão física e mental. A falta de sono interfere nos processos de regeneração celular e na produção de hormônios essenciais para o equilíbrio emocional.

 Essa desregulação, ao longo do tempo, leva a um aumento persistente nos níveis de estresse, resultando em impactos negativos na saúde mental, cognitiva e física. O descanso insuficiente torna-se assim um catalisador para a instalação do estresse

Descanso e culpa

A culpa associada ao descanso surge de uma sociedade que valoriza excessivamente a produtividade. A pressão para estar constantemente ocupado cria a percepção de que o descanso é sinônimo de ociosidade ou falta de empenho. 

Essa mentalidade torna-se comum e internalizada, que é quando a sociedade naturaliza determinadas regras e formatos, como única forma de funcionar.

Esses modelos, que correspondem à modelos de exaustão, pode fazer com que as pessoas se sintam culpadas ao reservarem tempo para relaxar. 

Como o cérebro adapta-se à hiper função, e o descanso gera sensações que equivalem à sentir falta do movimento produtivo, é muito comum,por exemplo, que ao sentar-se para assistir um filme, a pessoa lembre-se de tarefas que precisam de finalização.

Lembrar-se de tarefas inacabadas e sentir urgência em fazê-las, é um modo de compensar a culpa pelo desejo de descansar.

É importante reconhecer que o descanso é uma necessidade fundamental para a saúde e bem-estar, e superar essa culpa leva a uma vida mais equilibrada e sustentável.

Agravamentos da falta do descanso

A pandemia trouxe um aumento evidente no uso das ferramentas digitais e uma drástica mudança no conceito de tempo útil, já que a barreira do que era considerado tempo de trabalho e tempo de repouso, foi rompida.

Com os nossos celulares, estamos à disposição e também queremos que nossas necessidades tenham resposta imediata.

Essa condição diminuiu os períodos disponíveis para o descanso e os efeitos nocivos afetam o humor, que é modificado e a pessoa fica mais irritada, indisponível para o diálogo e muito impaciente, interferindo nas relações interpessoais.

De acordo com o psiquiatra espanhol Fernando Sarráis, professor da Universidade de Navarra, o descanso físico e mental é um dever moral e que, para levá-lo a sério, é preciso deixar problemas e tarefas de lado para se dedicar à família, aos amigos, à leitura, à natureza.

Em seu livro Aprender a Descansar, da editora Quadrante, Sarráis mostra que levar o descanso a sério envolve nos levarmos menos a sério, reavaliando urgências e nos dedicarmos às pessoas queridas, à leitura, aos passeios e a outras atividades que nos tirem um pouco da corrida diária.

Body Talk e Descanso

O BodyTalk é uma abordagem terapêutica que visa promover o equilíbrio do corpo, mente e emoções. A prática envolve toques leves em diferentes partes do corpo e a promoção de diálogo interno para identificar e liberar bloqueios. 

Ao facilitar a comunicação interna do corpo, o BodyTalk ajuda a reduzir o estresse e promove um estado de relaxamento, contribuindo assim para a percepção de sentir o poder do descanso.

Inúmeras vezes, tudo que precisamos para nos reorganizar, é de um momento de pausa e conexão profunda com as verdadeiras necessidades.

Dicas Práticas para Incorporar o Descanso na Rotina

  • Lembre-se que o sono é sagrado
  • Estabeleça um horário regular de sono, buscando manter uma rotina consistente, indo para a cama e acordando no mesmo horário todos os dias
  • Prepare o ambiente para dormir, por exemplo, mantenha o quarto escuro, silencioso e fresco. 
  • Considere o uso de cortinas blackout e tampões de ouvido, se necessário.
  • Se houver necessidade de algum iluminamento, que seja luz mínima.
  • Desconecte das telas.
  • Evite dispositivos eletrônicos antes de dormir, pois a luz azul emitida pelas telas eletrônicas estimula o cérebro para permanecer ativo e, consequentemente, atrapalha o sono
  • Faça atividades relaxantes antes de dormir, como, por exemplo, meditação ou tomar um banho relaxante podem ajudar a preparar o corpo e a mente para o descanso
  • Evite estimulantes, por isso, limite a ingestão de cafeína.
  • Evite alimentos pesados antes de dormir
  • Pratique Exercícios regulares, mas evite exercícios intensos muito perto da hora de dormir.

Respiração, a grande mestra

O ritmo respiratório ajuda na regulação e no equilíbrio corpo-mente. Deixo aqui uma dica simples, que você pode praticar agora mesmo.

  • Sente-se, acomode a coluna em posição ereta. Pode ser no chão ou em uma cadeira;
  • Puxe o ar pelo nariz, de forma lenta e profunda. Na hora de soltar, faça um biquinho “assoprando a vela”, para diminuir o atrito do dente e da língua e faz com que a respiração seja mais harmônica. 
  • Repita 10 vezes.

A eficácia dessas rotinas pode variar de pessoa para pessoa, e é importante adaptá-las às suas necessidades individuais, lembrando que descansar faz parte das necessidades básicas e biológicas do ser humano. 

Celia Barboza

Celia Barboza

Terapeuta Integrativa, Celia Barboza é certificada em BodyTalk Sistem, Master em Programação Neurolinguística, Consteladora, integrando outros saberes filosóficos para uma abordagem terapêutica profunda.

Saiba mais sobre mim