Pesquisar
Loading...

Saiba tudo sobre a primeira Lua Nova de 2023, fase ideal para começos

A lunação começa neste sábado (21/01), mas lança efeitos pelo período de um mês

Vem aí a primeira Lua Nova de 2023, a melhor fase para começar coisas! E será uma Lua Nova em Aquário, portanto, muito voltada para insights que revolucionam nossa vida e voltados para nosso papel no coletivo. 

A lunação começa às 17h53min (horário de Brasília) deste sábado, 21 de janeiro, mas lança efeitos pelo período de um mês. Por isso, as previsões que você vai ver a seguir valem até 20 de fevereiro, quando começa outra Lua Nova. Confira aqui o Calendário Lunar 2023 completo.

Entenda a primeira Lua Nova de 2023

Aquário é um signo que fala sobre autenticidade e o prazer de ser uma pessoa única, por isso pode marcar uma fase em que nossas ideias podem parecer até excêntricas ou pouco praticáveis. 

Liberdade e independência são os emblemas aquarianos, então precisamos até ter mais atenção, para nos certificarmos de que nossa necessidade de respeitar nosso espaço não pareça uma frieza ou distanciamento. 

Sendo um signo de ar fixo, a lunação aquariana é um momento para nos voltarmos para nossos ideais, de defendê-los.

É um momento de destaque para causas sociais, políticas e ambientais, temas que falam sobre o progresso da humanidade. Por isso, pode ser ainda mais recompensador dar a sua contribuição através de trabalhos voluntários ou se educando ainda mais sobre pautas de minorias políticas. 

Reconhecendo a importância do que nos faz diferente, conseguimos respeitar isso no outro. É um período de efervescência, bom para estudos e para a troca de informações.

Confira a seguir as previsões para esta a primeira Lua Nova de 2023. Mas lembre-se que a nossa vida pessoal está inserida no mapa seja coletivo. Assim, é importante você entender as tendências gerais e, no final, ler previsões para a Lua Nova na sua vida.

Por falar em previsões, se você já está com um olho no próximo ano, veja aqui as previsões para o seu signo em 2023.

Hora de usar nossa capacidade de nos reinventar

Essa Lua Nova em Aquário vai destacar a Casa 8 do mapa da lunação do Brasil. Esta Casa fala da reconstrução e renascimento do país. No plano individual, indica fases e crises que precisam se encerrar para que possamos transformar e deixar renascer algo novo. 

Portanto, não ignore as sombras e os problemas. Olhe para eles com coragem para que você possa se reinventar!

Pontos fortes desta Lua Nova

  • Além da Lunação acontecer na Casa 8 do mapa do Brasil, o Ascendente está em Câncer. Isso confere um pouco mais de equilíbrio entre mente e emoções. Pode ser uma chance de inovar na nossa saúde emocional: buscar fazer terapia, tentar ter uma rotina com mais auto afeto e nutrição, e olhar para nossas raízes familiares e culturais, as práticas de acolhimento presentes no nosso dia. 
  • Essa Lua Nova chega também com Saturno sendo o dispositor, ou seja, o “representante” deste Sol e dessa Lua, e eles estão em conjunção com Vênus. Apesar de Saturno ser um planeta que traz limitações, essa pode ser uma oportunidade de olhar para o prazer na nossa vida e a convivência com os outros
  • Lua e Sol estão em bons aspectos com Júpiter em Áries (sextil) e Marte em Gêmeos (trígono). Apesar de poder indicar uma certa falta de paciência, esses aspectos chegam com uma força extra de motivação: para termos mais empolgação com os estudos, ou para conseguirmos ter mais disposição para trocas e a comunicação. 

Desafios desta Lua Nova

  • Lua e Sol em quadratura com Urano. Urano é um planeta afinado com as revoluções aquarianas, mas exageros podem tomar conta e nossos dias se tornarem instáveis
  • O signo de Touro, onde está Urano, fala sobre dinheiro e o mundo material, e Aquário, onde está o Sol, sobre tecnologias e trocas de informações. Isso pode afetar desde as relações sociais à nossa saúde mental, trazendo uma agitação e turbulência. 
  • Outro agravante a esse aspecto é que com Vênus e Saturno, que representam finanças e estruturas, respectivamente, no signo de Aquário, esses assuntos também podem entrar no barco. Organize sua vida financeira e fique de olho em como as questões políticas vão nos afetar.
  • Outro desafio é que Marte cai em Gêmeos na Casa 12, e o Ascendente, Júpiter e Mercúrio estão em tensão. Isso pode significar que, apesar do fim de Mercúrio Retrógrado, suas consequências podem pairar no ar. Ou seja, podemos ter um período de ruídos e desencontros. Cuidado para não perder o limite na sua fala e acabar ferindo as pessoas com um excesso de sinceridade ou cobranças. 

Como a Lua Nova em Aquário se manifesta na sua vida?

A Lua estará passando por uma área importante da sua vida e poderá acionar temáticas importantes durante esta lunação. Para ver como esta última Lua Nova de 2022 e em Aquário vai se manifestar na sua vida, é só seguir esse passo a passo:

  • Abra aqui o seu Horóscopo Personare grátis — essa ferramenta analisa o céu do dia a partir do seu Mapa. Ou seja, traz previsões personalizadas para você!
  • Procure nos seus trânsitos por qual casa a Lua está no seu Céu hoje — que é diferente para cada pessoa.
  • Veja que no exemplo na imagem abaixo, a pessoa está com a Lua na Casa 8. Logo, são os temas desta casa que estarão destacados.

Então, agora que você já sabe por qual casa astrológica do seu Mapa a lunação capricorniana acontecerá, leia as dicas para seu mês lunar que começa com a Lua Nova em Aquário:

Lua Nova em trânsito na Casa 1

  • Provavelmente, você gosta de parecer ser uma pessoa revolucionária, autêntica e única. Aproveite esse período para focar na imagem que você exterioriza, pensando de uma maneira original sobre como mostrar o melhor de si.
  • Cuidado para que a preocupação com sua imagem não vire uma preocupação com a opinião das pessoas. Lembre-se que você não precisa provar nada para ninguém. 
  • Cuide da sua saúde e do seu corpo! Meditação, natação, yoga ou exercícios que exigem uma boa respiração podem ser interessantes para desacelerar.
  • É um ótimo momento para começar a se cuidar mais e fazer coisas para o seu desenvolvimento pessoal e destaque no coletivo.

Casa 2 em destaque na Lua Nova

  • Com o foco na vida financeira, chegou a hora de tentar aumentar seus lucros ou organizar seus gastos, discutir um possível plano de carreira no seu trabalho ou tentar um aumento.
  • Reveja se não existem cursos de gestão financeira ou investimentos que você possa fazer. Aquário pode ter liberdade nos gastos então pode ser legal trazer mais organização e disciplina com o orçamento. 
  • Como Aquário fala sobre o coletivo e o que é moderno, você pode pensar em ações que expandam o seu trabalho inclusive através de ações sociais ou trazendo ferramentas mais modernas e diferentes do que há no mercado.

Casa 3 recebe a Lua Nova em Aquário

  • Como a Casa 3 fala tanto de comunicação, quanto dos nossos pensamentos, é bom rever como transmitir mais originalidade e autenticidade em como você se expressa.
  • Só reflita se isso não pode estar sendo percebido como uma excentricidade em excesso, uma tendência a se opor tudo o tempo todo, e se não está dificultando sua conexão com as pessoas. 
  • Esse pode ser um mês bom para ler mais livros, aprender, focar na sua saúde mental e buscar meios de pensar de uma maneira disruptiva a seu favor.
  • Há um foco para começar ou concluir cursos, e também fazer viagens dentro do país. Principalmente se envolver assuntos e lugares que você nunca teve contato antes, e cursos que têm a ver com tecnologia. 

Lua Nova em trânsito na sua Casa 4

  • Você pode sentir uma grande necessidade de ser mais independente da sua família, fazendo as coisas diferentes dela, tendo seu próprio espaço e mais autonomia. 
  • No seu lar, você pode precisar ter que fazer alguma reforma ou renovar algum cantinho. Coisas novas e modernas podem trazer grande satisfação.
  • Tente dialogar mais com as pessoas da sua família, exija seu espaço e independência, mas lembre-se que essas pessoas podem não saber o que é melhor para você, mas elas podem estar desejando o melhor para você.

Lua Nova passando pela Casa 5

  • Se você tiver algum projeto no papel, chegou o momento de usar sua ousadia e agilidade para fazer com que ele aconteça.
  • Com Aquário na Casa 5, você pode ter dificuldade de descansar sua mente ou gostar de passatempos, como estudar ou atividades incomuns, mas se esforce para descansar mais de verdade.
  • Busque apostar na sua identidade visual, mas cuidado para não colocar sua autoestima nisso ou em uma busca incessante por ser sempre mais diferente. 

Lunação acontece na Casa 6

  • O trabalho, a rotina, saúde e alimentação se destacam neste mês, portanto, faça check-ups e tente melhorar sua performance nesses assuntos.
  • Cuidado com o excesso de agitação e pressa no trabalho. Tente entender que talvez não será possível fazer tudo que você se programa mentalmente, principalmente porque nessa temporada isso pode afetar sua saúde de uma maneira ainda mais direta.
  • Cuidado também para não entrar em uma busca incessante por querer mudar tudo no seu trabalho e na sua rotina de uma vez só, e se exigir demais para ser uma pessoa sempre mais autêntica.

Casa 7 em destaque na lunação aquariana

  • Dê mais atenção para suas relações e parcerias, porque pode ser um bom momento para oficializá-las, alinhar expectativas ou passar mais tempo com elas.
  • As parcerias de trabalho podem trazer benefícios, portanto, busque pessoas autênticas e que te inspirem a ter novas ideias.
  • Saiba como trazer mais liberdade e independência para sua relação se você estiver em uma, mas cuidado para não parecer distante para quem você ama. 
  • Abra sua mente para amar de um jeito diferente e fora da caixinha de regras da sociedade.

Casa 8 recebendo a Lua Nova

  • Com algumas sombras aparecendo, pode ser um período bom para terapia e análise, principalmente para trabalhar o sentimento de merecimento, sua individualidade e independência.
  • Alguns encerramentos podem acontecer, então cuidado para não fazê-los apenas por falta de paciência e incômodo com o que você já tem. 
  • Reveja a divisão de contas se você mora com outras pessoas ou se você estiver em uma relação, mas cuidado para não confundir autonomia com falta de conexão.

Lua Nova em trânsito pela Casa 9

  • Chegou o momento do ano que favorece fazer ou planejar uma viagem para fora do país. Se for do seu interesse, reveja o que você precisa para fazer isso, porque podem aparecer novas ideias.
  • É um momento importante para quem deseja começar ou concluir algum curso. Afinal, cursos que te oferecerem novas ideias e possibilidades de ser uma pessoa mais autêntica serão ótimos.
  • Conecte-se à espiritualidade, oráculos ou fontes de sabedoria que possam te trazer mais independência. Sugiro você experimentar o Tarot do Dia agora aqui (de graça!) e já descobrir algo novo.

Casa 10 em destaque nesta Lua Nova

  • Nessa temporada, há um brilho especial para seu propósito e carreira. Aproveite para tentar se destacar através de uma performance mais autêntica e original no mercado.
  • Foque nos seus projetos, faça reciclagens sobre seu conhecimento, construa pontes que possam ser boas indicações.
  • Esse período pode ser de muito trabalho, então porque não adicionar algo que seja bom para você mas também bom para a sociedade e impactar no coletivo? Você pode acabar se destacando por isso.
  • Faça um teste vocacional ou mapa astral vocacional. O Mapa Profissional gratuito do Personare te dá ótimos direcionamentos!

Lua passando pela Casa 11

  • Suas amizades e os grupos que você participa ficam mais ativos. É um momento de trocas e socialização, mas cuidado para que as expectativas de viver momentos relevantes não traga frustração.
  • Conecte-se mais ao coletivo e tenha mais responsabilidade social e política, mas cuidado para que o excesso de rebeldia não acabe significando que você vai se sacrificar por uma causa.
  • Se você puder oferecer algo para a sociedade fazendo trabalhos voluntários ou de impacto, pode ser bem recompensador.

Lua Nova na Casa 12

  • Como essa é a casa do isolamento, passe mais tempo consigo. Quem sabe você não pode até fazer uma viagem solo? Mas cuidado para não se afastar das pessoas e se bloquear.
  • Tenha mais responsabilidade com seu processo de cura, principalmente mental. Foque em padrões inconscientes que podem estar fazendo você viver um certo caos interno ou ter medo da sua independência.
  • Busque terapias energéticas (conheça algumas aqui) e que te ajudem a vencer medos e autossabotagem, foque no seu eu interior.
Nai Tomayno

Nai Tomayno

Astróloga e terapeuta holística, desenvolve um trabalho como facilitadora de (re)conexões voltado para cura, utilizando o mapa astral como ferramenta principal. Formada em terapia de cristais, Magnified Healing e praticante de magia natural, é especialista em unir esses saberes e terapias alternativas às necessidades do mapa.

Saiba mais sobre mim