Como as redes sociais afetam sua energia (e o que fazer a respeito)
Descubra como as redes sociais drenam sua energia e veja práticas simples para elevar a vibração e recuperar a harmonia
Por Simone Kobayashi
Você já se sentiu esgotada, ansiosa ou com a mente agitada depois de um tempo rolando o feed? Isso acontece porque as redes sociais afetam sua energia.
Se por um lado Instagram, Facebook, TikTok e cia se tornaram uma parte muitas vezes necessária de nossas vidas, seja para nos conectar a pessoas até nos manter informados; por outro, o uso constante e, muitas vezes, automático dessas plataformas pode ter um impacto negativo na nossa frequência vibratória e, consequentemente, na harmonia vibracional.
A seguir, além te explicar por que isso acontece, vou compartilhar práticas simples para elevar a vibração e recuperar a harmonia vibracional sem precisar abandonar as plataformas.
Como as redes sociais afetam sua energia?
Na Harmonia Vibracional, cada pensamento, emoção e ação tem uma frequência vibratória específica. Nós somos o combinado delas.
O uso automático das redes sociais costuma arrastar para frequências de energia baixas e reativas, reduzindo a harmonia nas cinco dimensões do ser: energética, emocional, mental, biofísica e informacional/espiritual.
O resultado é um “dreno invisível” que se reflete em cansaço, dispersão e desconexão.
A seguir, vamos entender como isso acontece em cada uma das dimensões e quais ações geram impactos negativos na nossa vida.
Dimensão Energética: conteúdos viciantes e nocivos
O corpo energético é responsável por captar, processar e emitir energias sutis. Quando nos expomos a conteúdos viciantes e nocivos nas redes sociais, nosso campo energético se torna vulnerável.
Isso nos torna menos capazes de repelir influências densas e, consequentemente, de atrair experiências leves que impulsionam nossa evolução.
Sinais de que isso está acontecendo com você:
- Sentimentos de cansaço constante
- Falta de clareza
Entenda aqui outros sinais de esgotamento energético que pode estar ignorando
Dimensão Emocional: polêmicas e curtidas
A exposição a conteúdos polarizadores, discussões acaloradas e notícias perturbadoras pode nos arrastar para uma montanha-russa emocional de baixa frequência.
Isso pode gerar:
- estresse
- raiva
- frustração
- identificação
- compaixão
- empatia
Essa combinação leva à desarmonia emocional, que por sua vez nos distancia do bem-estar e da sua forma saudável, a Harmonia Emocional. Isso impede que emoções sejam liberadas e conteúdos emocionais sejam bem processados, sobrepondo padrões limitantes.
Além disso, a dependência de “curtidas” e comentários nos prende em um ciclo de busca por aprovação externa e limitação da autenticidade do Ser. Isso gera:
- ansiedade
- insegurança
Assim, mantém nossa dimensão emocional em baixa frequência e dificultando interações saudáveis, autênticas e conexões significativas, essenciais para nós.
Dimensão Mental: comparação e o falso vazio
Ver os “recortes” da vida de outras pessoas pode desencadear sentimentos de inadequação, frustração e baixa autoestima.
Essa comparação constante cria um ciclo de pensamentos recorrentes e depreciativos, e sentimentos nocivos, desorganizando nossa harmonia e comprometendo a clareza mental e a capacidade de expandir a consciência.
Além disso, muitas vezes, recorremos às redes sociais para preencher vazios, evitar pensamentos desconfortáveis ou simplesmente “não pensar”.
Esse uso como uma forma de amortecimento automático e fuga aplicado diversas vezes e com constância constrói o processamento mental que impede clareza e a resolução de problemas.
Essa fuga constante da reflexão consciente mantém nossa mente em um estado passivo, de baixa frequência, prejudicando o fluxo criativo e a tomada de decisões alinhadas. E são sinais de desequilíbrio e a falta de harmonia mental.
Dimensão Biofísica: sono e sedentarismo
O brilho azul das telas e a tentação de “só mais um pouquinho” roubam horas preciosas de sono. A fadiga constante e a falta de energia são sinais de desequilíbrio no corpo biofísico.
O corpo biofísico fica sem a base necessária para sustentar as outras dimensões, dificultando a manutenção e o aumento da vibração geral, especialmente a manutenção da saúde e vitalidade.
Além disso, horas gastas em frente à tela contribuem para um estilo de vida sedentário e má postura, levando a dores físicas, diminuição do ritmo natural e falta de energia.
Esses hábitos nocivos comprometem a nossa harmonia biofísica, que regula nosso bem-estar geral e apoia nossa adaptação e evolução.
Dimensão Informacional/Espiritual: Sobrecarga e Desconexão
Somos bombardeados com uma avalanche de informações: notícias, postagens, vídeos, anúncios, que exigem processamento constante, muitas vezes irrelevante e de baixa qualidade.
Essa sobrecarga pode gerar pensamentos desorganizados e confusão mental, e, principalmente, uma dispersão da nossa capacidade de processar informações mais elevadas e significativas.
Essa avalanche de dados mantém nossa mente em um estado que dificulta o foco, a profundidade e questionamentos essenciais para nossa evolução e a percepção de padrões que nutrem nosso ser no todo.
Além disso, o uso excessivo e desequilibrado das redes sociais pode levar a sentimentos de desconexão com a própria essência e falta de propósito.
Isso impacta nossa conexão com propósitos mais elevados e todas as informações de nossos corpos.
Desmotivação e apatia em relação à vida são sinais da falta de Harmonia Espiritual/Informacional, dificultando a conexão com o significado e propósito, e nosso crescimento espiritual e a expansão da consciência.
O que fazer a respeito?
A boa notícia é que você tem o poder de reverter esse cenário e aumentar a sua vibração pessoal, promovendo a harmonia vibracional em todas as suas dimensões!
O objetivo não é abandonar as redes sociais, mas, sim, usá-las de forma que contribuam para a sua frequência de energia, em vez de drená-la.
As práticas que aumentam a vibração são pilares para o bem-estar físico, emocional, mental e informacional/espiritual.
- Defina Limites: Use recursos de tempo de tela para monitorar e limitar o uso diário. Estabelecer horários específicos e evitar o uso excessivo ajuda a proteger sua energia e a manter uma alta frequência vibratória, protegendo todas as dimensões de uma sobrecarga.
- Uso Consciente: Pare de seguir ou silencie contas que não te inspiram ou te puxam para sentimentos de baixa frequência. Ao remover fontes de baixa vibração, você protege sua harmonia emocional e mental, facilitando a atração de experiências positivas para sua evolução.
- Desative as Notificações: As notificações são projetadas para puxar sua atenção. Desative-as para a maioria dos aplicativos de redes sociais. Essa prática reduz o estado de alerta constante, promovendo uma maior clareza mental e paz, elementos-chave para a harmonia mental.
- Crie Zonas e Momentos Livres de Redes: Mantenha seu quarto, sua mesa de refeições ou momentos de interação familiar como “zonas livres” de telas. Esses espaços promovem a harmonia biofísica, mental e emocional, permitindo um verdadeiro descanso e conexão com o presente, e impedindo que o campo energético seja poluído por influências externas.
- Priorize Conexões Reais: Invista tempo em conversas cara a cara, chamadas de vídeo com entes queridos e atividades sociais offline. Interações autênticas nutrem sua harmonia emocional e informacional/espiritual, elevando sua frequência através do amor e da conexão, e fortalecendo o campo de informações.
- Pratique a Presença e a Auto-observação: Antes de pegar o telefone, pergunte-se: “Por que estou fazendo isso? Como isso me faz sentir?”. Observar como o uso das redes afeta seu humor e níveis de energia é a chave para identificar o que está baixando sua vibração e o que a eleva, um pilar fundamental da harmonia vibracional e do autoconhecimento em todas as dimensões.
- Substitua o “Scrolling” por Atividades Energizantes: Quando sentir o impulso de pegar o telefone, tente substituí-lo por algo que recarregue suas energias. Essas práticas, como a meditação e respiração consciente, exercícios físicos regulares, alimentação saudável e hidratação adequada, nutrir pensamentos e emoções positivas, e a conexão com a natureza, são pilares para aumentar a vibração e fortalecer suas cinco dimensões.
A chave é a consciência
Lembre-se, as redes sociais são ferramentas. A chave para usá-las sem comprometer seu bem-estar é a consciência.
Ao adotar hábitos que elevam sua frequência vibratória e promovem a harmonia em suas cinco dimensões (energética, emocional, mental, biofísica e informacional/espiritual), você não apenas protege sua energia, mas a expande, vivendo uma vida mais plena, equilibrada e em ressonância com o que você realmente deseja atrair.
Comece hoje a cocriar uma realidade de alta frequência para você! Lembre-se, sua energia é um tesouro, e você tem a sabedoria interna para protegê-la e multiplicá-la. Confie em sua capacidade de escolha e transformação.
Se desejar apoio nessa jornada, estou à disposição para orientá-la e acompanhá-la no seu processo de evolução.
Simone Kobayashi - Especialista em Terapia Vibracional, Terapeuta Holística e Vibracional, Mentora e Autora. Cocriadora de técnicas que promovem o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal. Ajuda pessoas a expandirem suas consciências e transformarem suas vidas para alcançar plenitude. Consultas online e presenciais em SP podem ser agendadas no Personare.
Saiba mais sobre mim