Pesquisar
Loading...

Sonhar com cobra: o que significa?

Sonhar com cobra traz reflexão sobre impulsividade, postura defensiva e estagnação, mas indica possibilidade de desapego e renovação

Quando cobras aparecem num sonho, uma reação comum é considerar como um presságio de engano e traição. Tanto é que existe a famosa frase: “fulano(a) é uma cobra.” Mas sonhar com cobra ou serpente tem amplas possibilidades interpretativas.

Embora seja vista como um animal traiçoeiro e assustador, a cobra também aparece em vários símbolos da área da saúde como a medicina, fisioterapia e nutrição.

Sonhos podem ser um canal de comunicação consigo mesmo, uma forma de autoconhecimento. E que, por isso, é importante entender mais sobre o símbolo. A seguir, veremos mais sobre o que significa sonhar com cobra.

Sonhar com cobra: é bom ou ruim?

Cobras podem produzir um veneno mortal, mas que também se torna antídoto e pode curar a pessoa envenenada. Do ponto de vista psíquico, podemos pensar que se trata de um aspecto em nós mesmos que é sombrio, inconsciente e reage de maneira impulsiva e defensiva, mas que ao mesmo tempo é a nossa cura.

Um aspecto que só pode se tornar antídoto de maneira consciente. O contato com a serpente poderia então ser destrutivo, como uma mordida ou um ataque, mas benéfico, representando cura e regeneração ou o restabelecimento da saúde e do equilíbrio.

Outro aspecto que vale destacar é a troca de pele das cobras, isto é, o ciclo de transformação e renovação, o morrer e renascer, os ciclos e as passagens. Simbolicamente, esse aspecto sugere o desapego, a capacidade de deixar para trás o que não serve mais, não é mais útil em sua vida.

Outro hábito de algumas espécies de cobra que também pode representar desapego é que elas abandonam os ovos quando estes estão prestes a eclodir, o que poderia simbolizar a busca pela independência.

E como desapegar de alguém? Ou como desapegar de alguma situação? Em muitos casos, o apego é um ciclo vicioso difícil de quebrar e você pode precisar de ajuda. Veja mais aqui.

Como entender o sonho com cobra

Sonhar com cobra pode ser assustador. No entanto, mesmo que de imediato não remeta a alguma situação real, como uma traição, a sua amplificação talvez faça revelações importantes.

Por isso, algumas perguntas podem ajudar nesse processo de entender a simbologia do sonho, facilitando a autorreflexão e estimulando que a pessoa faça associações com o que vive no cotidiano ou com situações que já vivenciou.

E, principalmente, levar a interpretação para a vida real e conseguir tomar alguma atitude.

Perguntas sobre seu sonho com cobra

  • Como é essa cobra que aparece no seu sonho?
  • Qual é a ação da serpente no sonho:
  • A cobra ataca você?
  • A cobra te encara?
  • Ela desliza sobre você?
  • Ela é ameaçadora, inofensiva ou indiferente?
  • Quais sentimentos seus estão relacionados à cobra?
  • Você sente medo dela?
  • Você tem simpatia pela serpente?
  • Ela te causa nojo
  • Você sente fascínio?
  • O sonho é com cobra morta ou viva?
  • No sonho, a cobra é grande ou você sonha com cobra pequena?
  • Essa serpente comporta-se como um réptil ou tem ares fantásticos (ela fala com você ou ela tem poderes?
  • A cobra te persegue ou você está fugindo dela?
  • O sonho é com cobra picando?

O que está acontecendo na sua vida real?

Na segunda parte desse processo de entender o seu sonho com cobra, você precisa analisar o que está acontecendo na sua vida agora. Por isso, responda a essas questões:

  • Você está com dificuldades de deixar algo no passado?
  • Você tem reagido com apego ao que preciso se desprender?
  • Como você tem encarado a necessidade de se abrir para mudanças?
  • De que maneira você reage a mudança de ciclos?
  • Há algo que realmente você precisa concluir ou deixar para trás?
  • Você está se comportando de um jeito viciado, com algum hábito que eu nutro com teimosia, mas que tem me prejudicado?
  • Como posso não me identificar mais com esse comportamento e desenvolver novos hábitos?
  • Preciso ser mais flexível, evitando uma atitude tão rígida, fanática ou autoritária?

E, afinal, o que significa sonhar com cobra?

Tudo vai depender do contexto e do que aconteceu no seu sonho. Veja algumas das principais interpretações sobre o que é sonhar com cobras:

Sonhar que a cobra está dando o bote

Sonhar com cobra picando, sonhar com cobra atacando ou sonhar com cobra querendo dar o bote no sonhador pode indicar um contato mais violento e inevitável com os instintos e reações.

Sonhar com enrolada ou parada

Sonha com cobra enrolada e inerte ou sonhar com cobra mansa pode denunciar passividade e, talvez, estagnação da sua parte.

Se você quiser entender melhor sua energia – e os desequilíbrios energéticos pelos quais você está passando, neste link você pode ver as possibilidades de analisar seu estado emocional e mental com holísticas e vibracionais.

Sonhar que mata a cobra

Matar uma cobra pode estar relacionado a “matar”, livrar-se dos instintos ou possíveis medos e angústias gerados pelos instintos.

Isso pode ser positivo se você tem assumido uma postura instintiva e negativa, reagindo sem pensar, prejudicando a convivência com outras pessoas e praticando autossabotagem espontaneamente, por exemplo. Separamos aqui um artigo pra você entender melhor o que é autossabotagem.

Por outro lado, matar uma serpente em sonho pode ser negativo se você já é alguém com muita passividade e  que limita suas próprias emoções.

Sonhar a cobra mata você

Ser morto por uma cobra no sonho pode indicar que seus instintos dominam sua consciência e você toma atitudes em que “troca os pés pelas mãos”, pensando apenas em se defender e satisfazer os próprios desejos.

Você pode levar todas essas questões para terapia. Isso pode ser muito importante para seu processo de autoconhecimento. Conheça todas as terapias online do Personare aqui.

Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais.

Saiba mais sobre mim