Pesquisar
Loading...

Os três maiores mitos sobre terapia

Provavelmente, você já ouviu algum deles. Infelizmente, os mitos sobre terapia só retardam a solução dos problemas

Atualizado em

A terapia é um processo de melhoria e aprimoramento pessoal. E, embora não seja algo novo, ainda existem muitos mitos sobre terapia que afastam quem poderia se beneficiar dela.

Esse tipo de tratamento pode ser extremamente positivo para quem está passando por um momento difícil ou enfrentando problemas emocionais ou psicológicos. É uma forma de obter ajuda profissional e apoio para lidar com essas questões.

É você quem decide qual técnica ou linha do profissional especializado faz mais sentido para o seu caso. Por isso, neste texto, queremos acabar com alguns mitos sobre terapia para que você tenha as informações necessárias para escolher.

Mitos sobre terapia retardam a solução de problemas 

Algumas crenças populares fazem com que muitas pessoas acreditem que a terapia não vai ajudá-las. Muitas delas não têm um fundo de verdade, enquanto outras têm uma verdade parcial sobre os tratamentos terapêuticos.

Há quem acredite que a terapia é feita apenas por profissionais de Psicologia ou que o tratamento envolve apenas conversas. Ambas são meias verdades. A terapia envolve muito mais do que isso.

Sim, terapia pode ser realizada com psicólogas(os) através de conversas, mas há também terapeutas holísticos e vibracionais, por exemplo. Através de uma determinada técnica ou processo, tais profissionais cuidam do bem-estar de uma área específica ou global da pessoa. Para isso, possuem formação em uma ou mais áreas ou técnicas.

Alguns tipos de terapia:

A terapia é um processo dinâmico e complexo que envolve o terapeuta e o cliente trabalhando juntos para identificar e compreender os problemas ou desequilíbrios. Quando identificados, a técnica é escolhida, aplicando e/ou fornecendo ferramentas de apoio para transformar o processo. 

Se a pessoa acredita em mitos sobre terapias, ela perde a oportunidade de tratar questões de ordem emocional, mental, física, energética e comportamental, para citar alguns exemplos. Esse tipo de tratamento ajuda no caminho de evolução, na conquista de mais harmonia e autoconhecimento e incrementa a capacidade de ser bem-sucedida.

Por isso, quanto antes conhecermos nossas opções e procurarmos aquela que trata o que está nos afetando, mais cedo resolveremos nossos problemas.

Os três maiores mitos sobre terapia

1. Terapia é para sempre ou leva muito tempo

Embora algumas pessoas optem por fazer terapia por anos, outras podem se beneficiar com apenas algumas sessões. Tudo depende da natureza do problema, dos objetivos do tratamento e da escolha da própria pessoa. Muitas continuam, simplesmente, porque a terapia ajuda a ser e se sentir melhor.

2. Terapia é para gente com problema grave

Não! Terapia pode ser benéfica para qualquer um que esteja passando por dificuldades ou querendo melhorar sua vida. Ela pode ajudar as pessoas a lidarem melhor com os problemas do cotidiano, esquecer as mágoas do passado, seguir em frente com uma vida mais feliz e satisfatória, buscar alternativas e aprimorar até o que já está razoável ou bom.

3. Fazer terapia é caro e ineficaz

Alguns acreditam que terapia é cara, inconveniente e ineficaz, mas nada poderia estar mais longe da verdade. Com os diversos tipos de terapia, certamente algum caberá no seu bolso. Além disso, se uma forma não está funcionando, pode ser que a técnica escolhida não seja a adequada para o seu caso.

Por fim, queremos frisar que terapia é um processo que pode trazer grandes benefícios para quem a procura. Você não precisa se entregar a uma dor ou sofrimento, pode ter e receber ajuda para fazer de forma melhor. E inclusive, menos penosa. 

Estamos aqui para vivermos em paz e sermos felizes. E você, certamente, merece isso! Se está pensando em procurar ajuda, não deixe os mitos te impedirem.

“A melhor terapia, técnica ou ferramenta é aquela que você faz!” – Simone Kobayashi

Isabela Borges

Isabela Borges

Terapeuta especializada em terapias transpessoais constelações sistêmicas, astrologia, tarô e Reiki Integrado. Os atendimentos podem ser pontuais ou em processos terapêuticos e promovem o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal.

Saiba mais sobre mim