Pesquisar
Loading...

Significado energético dos Rins: o órgao da essência vital

Medo e força de vontade têm relação direta com o significado energético dos rins. Órgão armazena a essência vital do corpo

Atualizado em

Os rins têm funções bem singulares na perspectiva da Medicina Chinesa. Se você está passando por problemas renais, este artigo pode ajudar você a entender ótica oriental sobre o significado energético dos rins, assim como a relação com seu emocional.

A função básica dos rins, para Medicina Oriental, é exercer papel regulador do metabolismo da água no corpo. Isso vai de encontro com a visão da Medicina Ocidental. Mas, na visão oriental, o significado energético dos rins é muito mais amplo porque se entende que esses órgãos armazenam a Essência Vital (Jing).

A Essência Vital é a substância sutil responsável pelo crescimento, desenvolvimento, reprodução e fertilidade de cada pessoa.

Rins e as emoções

Sendo o armazenador da essência vital, o significado energético dos rins, para a Medicina Oriental, tem relação direta com: 

  • força de vontade
  • determinação
  • entusiasmo
  • firmeza
  • espírito de iniciativa

Sendo assim, uma forma de manter o equilíbrio dos rins é manter a mente focada, decidida e força de vontade vigorosa. 

Quando você sente algum sintoma físico nos rins, pode significar que você deve, em primeiro lugar, procurar ajuda médica, mas também entender se você está sentindo desânimo e pouca vontade para realizar suas metas.

Os órgãos são responsáveis por emoções específicas, segundo a sabedoria da Medicina Chinesa. Nesse sentido, a emoção que acompanha os Rins é o medo. 

O medo e a vontade formam um equilíbrio entre o Yin e o Yang. Enquanto a vontade é expansiva, o medo é restritivo. A vontade faz o controle do medo, porém o medo estabelece limites sobre a vontade.

Significado energético dos Rins

De acordo com o site do Ministério da Saúde, a Doença Renal Crônica causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade. No Brasil, a estimativa é de que mais de dez milhões de pessoas tenham a doença.

A insuficiência renal é a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. 

A Essência Vital que você tem é estabelecida quando você nasce. Ou seja, se você desperdiça sua Essência em excessos, seu corpo diminui a produção de fluidos e as estruturas do organismo se fragilizam.

Para não desperdiçar sua Essência Vital e, com isso, cuidar dos seus rins, é importante ter ação aos seguintes sinais:

  • alterações no volume e na cor da sua urina
  • fadiga
  • dificuldade de concentração
  • diminuição do apetite
  • sangue e espuma na urina
  • incômodo ao urinar
  • inchaço nos olhos, tornozelos e pés
  • dor lombar
  • anemia
  • fraqueza
  • enjoos e vômitos
  • alterações na pressão arterial

Todos esses sinais indicam desarmonias nos rins.

Os rins em harmonia, ou seja, funcionamento bem, são responsáveis por limpar as impurezas e as toxinas do corpo, regular a água e manter o equilíbrio das substâncias minerais do organismo.

Além disso, liberar hormônios para manter a pressão arterial e regular a produção de células vermelhas no sangue e ativar a vitamina D, que mantém a estrutura dos ossos.

Como cuidar dos rins para evitar problemas

Toda deficiência dos rins gera distúrbios graves que requerem tratamento cuidadoso. A Medicina Chinesa vai lidar não apenas com sintomas físicos, mas, principalmente, com o estilo de vida da pessoa. Isso porque o estilo de vida, hábitos e até crenças podem ser prejudiciais aos rins.

Um tratamento para problemas nos rins pela Medicina Chinesa pode contemplar, por exemplo, terapia nutricional associada a ervas medicinais, Acupuntura, Aromaterapia e Pranic Healing (conheça tudo sobre aqui).

O tratamento sempre vai lidar com o significado energético dos rins e, por isso, vai buscar fortalecer a energia dos órgãos. Dessa forma, sempre contemplará mudança de circunstâncias e estilo de vida.

Para evitar problemas nos rins, você pode:

  • Reduzir o sal e o açúcar da sua alimentação: tanto sal quanto açúcar prejudicam a capacidade de gerar energia dos rins para o fígado. Açúcar em demasia pode causar excessiva dominação do elemento terra sobre água no seu corpo. Por isso, pode aumentar paranoias, preocupações, suspeitas e julgamentos, tornando a pessoa mais insegura.
  • Consumir alimentos picantes e amargos: o sabor picante tonifica o elemento metal, o elemento dos rins. Assim gera energia para água. Se possível, use sempre um pouco de amargo para garantir a dominação da Água/Rim sobre o Fogo/Coração. Isso certamente melhorará a energia dos rins.
  • Comer mais raízes, frutas secas, nozes, amêndoas, avelãs, sementes e feijões de todos os tipos.
  • Fazer Acupuntura: consegue promover efeitos analgésicos e anti-inflamatórios, que contribuem para o tratamento de variadas condições e desequilíbrios nos rins.
  • Fazer moxabustão: tem grande valor no tratamento de questões renais. Atua de forma semelhante à Acupuntura no organismo, mas com técnica e forma de aplicação diferentes. A moxabustão usa o calor, aplicado de forma sutil no corpo, para movimentar as energias e promover alívios nos diferentes sistemas do organismo.

Como a energia é gerada pelos rins

Há um conceito na Medicina Chinesa que se refere aos rins como “Raiz da Vida” ou “Raiz do Qi Pré-Celestial”, o que demonstra a importância do significado energético dos rins. Isso porque esses órgãos armazenam a Essência Vital.

A Essência Vital de cada pessoa é originada em seus pais, sendo estabelecida no momento da concepção, conforme a Medicina Chinesa. 

Isso significa que se herda carga energética dos progenitores no momento da concepção e que isso pode trazer impactos aos rins de cada pessoa.

Essa questão não é dada para assustar. É apenas um indicativo que serve de alerta para você considerar o seu possível estado emocional e ter a possibilidade de fazer escolhas mais adequadas para cuidar dos seus rins. Afinal, são eles que enviam energia para todo seu sistema.

Eric Flor

Eric Flor

Eric Flor é terapeuta integrativo formado em fisioterapia, acupunturista e mestre em Reiki. Faz atendimentos online e presenciais em João Pessoa com Auriculoterapia, Ventosaterapia, Moxaterapia, Orgoniteterapia, Cristalterapia e Pranic Healing (Cura Prânica) na promoção de saúde em todos níveis, equilíbrio e bem-estar.

Saiba mais sobre mim